sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Como Pato deve jogar no Timão? Sucesso no Milan indica melhor posição no ataque


Alexandre Pato e Guerrero podem atuar juntos? Quando? Como? Onde? Se não, quem deve ser escolhido para assumir o posto de homem de referência no setor ofensivo do Corinthians? E quais devem ser os atacantes de apoio? Tite, mais do que nunca, está bem servido de opções para formar o ataque. Mas, com as opções, também vêm as dúvidas...

A passagem regular de Pato pelo Milan (ITA) pode ajudar o treinador corintiano na busca pelo time ideal. O camisa 7 defendeu a equipe italiana em 149 jogos, entre 2007 e 2012. e fez 61 gols – média de 0,41.
Na Itália, ele desempenhou diversos papéis no ataque. Ora como centroavante, ora como segundo atacante. Ora atuando com apenas um companheiro, ora atuando com dois.
O melhor esquema com a presença de Alexandre Pato pôde ser visto na temporada 2009/10. Ao lado de Ronaldinho Gaúcho e Borriello, o centroavante, quase sempre fora da área, fez dez gols em 15 jogos (12 vitórias, um empate e duas derrotas).
Outro trio ofensivo que surtiu efeito positivo no time rossonero ocorreu em 2011. Com Ibrahimovic centralizado, Pato e Robinho tinham a função de ajudar na criação e cair pelas pontas. Neste esquema, o atual camisa 7 do Corinthians balançou a rede em quatro oportunidades.
Como única referência de ataque, Pato fez sucesso ao lado do compatriota Ronaldinho Gaúcho no segundo semestre de 2008. Em nove confrontos, ele marcou sete gols.
Com Jorge Henrique, Sheik e Guerrero em alta desde o título Mundial de Clubes, o ex-atacante do Milan (ITA) não vai ter vida fácil para ter sequência no time. Baseado nos números das últimas temporadas, Alexandre Pato rende mais quando divide a responsabilidade de goleador com outro centroavante.
A dupla Pato e Guerrero pode dar certo. Neste caso, Sheik perderia vaga na equipe titular. Tite já avisou que os três não devem jogar juntos.
– (Os três) Só em situação específica, com uma necessidade, jogando contra uma equipe muito fechada. Agora, para grandes jogos, clássicos, não dá. Precisamos de mais um homem que volte, que faça a condução da bola – explicou o treinador, em coletiva no começo de fevereiro.
Com a formação acima quase descartada, Pato, para sonhar com a titularidade, vai precisar disputar espaço com Sheik e Guerrero. O polivalente Jorge Henrique, surpresa diante do Chelsea (ING), agradece...
PATO COMO CENTROAVANTE...
Pato + Bojan + El Shaarawy
1 jogo = 1 empate / 1 gol
Pato + Ronaldinho
9 jogos = 3 vitórias, 3 empates e 3 derrotas / 7 gols
Pato + Robinho
7 jogos = 4 vitórias, 2 empates e 1 derrota / 3 gols
Pato + El Shaarawy
3 jogos = 1 vitória, 1 empate e 1 derrota / 1 gol
PATO COMO SEGUNDO ATACANTE...
Ronaldinho + Pato + Borriello
15 jogos = 12 vitórias, 1 empate e 2 derrotas / 10 gols
Pato + Robinho + Ibrahimovic
9 jogos = 3 vitórias, 5 empates e 1 derrota / 4 gols
Ronaldinho + Pato + Shevchenko
1 jogo = 1 empate / 0 gol
Ronaldinho + Pato + Ibrahimovic
5 jogos = 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas / 2 gols
Ronaldinho + Pato + Inzaghi
2 jogos = 1 vitória e 1 empate / 2 gols
Pato + Inzaghi + Shevchenko
1 jogo = 1 vitória / 0 gol
Pato + Huntelaar + Ronaldinho
2 jogos = 1 empate e 1 derrota / 0 gol
Pato + Inzaghi
15 jogos = 8 vitórias, 3 empates, 4 derrotas / 4 gols
Pato + Shevchenko
2 jogos = 2 vitórias / 1 gol
Pato + Ronaldo
2 jogos = 2 vitórias / 1 gol
Pato + Gilardino
8 jogos = 5 vitórias, 1 empate e 2 derrotas / 3 gols
Pato + Borriello
2 jogos = 2 vitórias / 2 gols
Pato + Huntelaar
2 jogos = 1 vitória e 1 empate / 0 gol
Pato + Ibrahimovic
7 jogos = 4 vitórias, 2 empates e 1 derrota / 3 gols
Pato + Cassano
5 jogos = 1 vitória, 3 empates e 1 derrota / 1 gol
Fonte: Lancenet

Nenhum comentário:

Postar um comentário